quarta-feira, 24 de março de 2010

Bullying


Boas, pessoal da pesada (pensamentos fortes!!!)!


No passado domingo, em contexto informal após reunião dos Kotas, na Liga falávamos acerca do "fenómeno" social - Bullying. Fizemos um ou dois comentários e a Cristiana propôs postar! E porque não??? Aqui vai disto:


Meus caros,


Bullying SEMPRE existiu, existe, e existirá! Desde sempre houveram conflitos nas escolas. A diferença é que no meu tempo chamava-se "levar nas trombas", e agora tem este nome todo pomposo e, que nem sequer se deram ao trabalho de traduzir (pra ficar mais "in") e no tempo dos meus pais chamava-se "apanhar no cortiço".

À medida que o tempo passa, o termo vai-se modernizando, e a própria violência também - há uma espécie de Bullying sufisticado. Na escola básica 2 e 3º ciclo, onde anda um dos meus primos, criou-se (ou copiou-se) uma espécie de "estratégia bullyinguista" - juntam-se 3 ou 4 (normalmente é o grupo de colegas habitual) e PAGAM a um aluno mais velho para bater num colega desse mesmo grupo. Bem, isto é que é GRAVE, muito grave mesmo. Isto é verdade, não estou a falar por falar, nem sem conhecimento de causa...

No meu tempo, se não tinhas cabedal, não te metias...no tempo dos meus pais, se não tivesses cabedal, ías na mesma (um Homem não se mede aos palmos!!!) porque era uma forma de enaltecer as potêncialidades (apenas as físicas...eheh). Infelizmente (actualmente) um bom aluno (ou também designado de "betinho") é um potencial alvo a abater...


No tempo dos meus pais os bons alunos eram escassos e a violência muitas vezes era consequência de batotices no jogo do botão ou por roubos de lanches (Hoje, as crianças choram porque não querem comer)...


Queria só deixar o mote do Bullying mais sufisticado...Bullying por "sub-empreitada" não é tão original...nem sequer tem piada... Agora a sério, Olhem pró lado e reflictam (como diz a Catarina Campelo) "quantas vezes fomos coniventes"?


Bjinhos da Kota


Lila

1 comentário:

CC' disse...

No meu tempo (e não sou assim tão velha!) se os meninos levavam uma queixa de mão comportamento na caderneta - fará se fosse de violência na escola- levavam uma valente sova. Não concordo com o método mas será que hoje em dia olhar para o recado dos professores e castigar o menino com um 'ficas uma semana sem computador que é para aprenderes' é melhor? Isto para não falar das vezes em que o castigo é ir para o quarto até à hora do jantar para pensar no mal que fizeram, quarto este que como é claro tem tv, computador, telemóvel, consola de jogos e sabe lá deus mais o quê...
Volto a dizer: não concordo com a violência e brutalidade dos castigos de outros tempos - não se pode castigar a violência de alguém com mais violência - mas o que não pode acontecer e não se pode tolerar mais é esta demissão dos pais do seu papel fundamental: EDUCAR.
Bem sei que é fácil falar, apontar o dedo, culpar os pais porque não tenho filhos. Bem sei que não são só eles que têm culpa no cartório mas sem dúvida que os pilares mais importantes são: casa-escola-crianças;

Beijo*